Desempenho Esportivo

Preparação mental para atletas de alto nível

A prática não é o suficiente para se atingir a perfeição. A perfeição se atinge com a prática perfeita. Comportamento não é causa, é consequência. A maioria das pessoas não tem conhecimento dos padrões que governam seus comportamentos: emoções, hábitos, crenças, valores repelentes/atraentes, gatilhos e registros (condicionamentos) associativos que geram a dinâmica dos resultados. Atuamos na mudança desses padrões mentais complexos utilizando uma série de técnicas, como a ressignificação de registros traumáticos, o condicionamento de novos processos associativos e o eliciamento de estados internos de alta performance – em atletas de alto rendimento e executivos.

É o modelo de trabalho que utilizamos com vários atletas de destaque, como a central da seleção brasileira, Thaisa Daher, bi-campeã mundial e olímpica (hoje no Vôlei Hinode Barueri) entre outros que passaram por Fluminense, Sesi, São Paulo, etc. Os resultados surpreendem.

“Ele trabalha com os nossos medos, em como superá-los e também em como nos superar. Me ajudou em momentos de estresse total, de cobranças e de pressão. O medo nem sempre é de enfrentar um time. Muitas vezes é de não conseguir colocar nossos 100% em quadra, de não corresponder às expectativas das pessoas. O Rodrigo me faz sentir mais forte, ser essa muralha de raiva e foco, de mostrar agressividade em quadra e colocar para fora a jogadora sanguínea que sou e que sempre fui, mas que, às vezes, se escondia em momentos de dificuldades” (Thaisa Daher – Seleção Brasileira de Vôlei).

Na mesma área, as palestras sobre desempenho esportivo englobam recursos modernos para o desenvolvimento máximo do potencial do atleta. Promovem a habilidade em criar mudanças imediatas de estados internos, a elevação da capacidade de superação, o despertar de talentos inatos, a criatividade, a liderança em momentos de crise, reações estratégicas em situações decisivas, o gerenciamento de riscos e a superação de medos e limites, que promovem como consequência resultados de padrão muito superior. (Consulte: carlos@rodrigobatalha.com).

 Para ser um atleta de ponta é preciso ter uma mente de ponta

Você sabia que 82% do sucesso é psicológico e apenas 18% mecânico? Muitos atletas e equipes desconhecem este dado ao tentar atingir o ápice de sua performance em competições, e acabam utilizando menos de 50% da capacidade que possuem de alavancar resultados. A explicação é a falta de condicionamento mental “estratégico” – o que Rodrigo Batalha chama de “fitness emocional”. Alguns países, como os EUA, utilizam especialistas hábeis em neurociência aplicada ao esporte para condicionar a estrutura mental de seus competidores, mas no Brasil a maioria das instituições esportivas ainda opta por métodos tradicionais de baixo resultado. “Saber condicionar a mente de um atleta é uma das grandes chaves para o alto desempenho”. Acreditar no potencial de um atleta é fundamental, mas todo “poder” responde a uma estrutura neurológica, que se não estiver condicionada de maneira altamente estratégica, cria resultados menores do que os esperados.